quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Desabafo - A razão de este ano me ter corrido tão mal na univ...

Pois é, este ano (3º da universidade) correu-me pessimamente mal... No primeiro semestre apenas correu mal porque não me esforcei o suficiente (nisso tenho noção), agora este ano (este ultimo semestre e os exames que tenho feito em Setembro) correu-me mal devido à perda de mais uma das pessoas mais importantes da minha vida...

Começando pelo principio... eu fui criada pelos meus dois avós maternos porque os meus pais têm um restaurante, o que lhes tirava muito tempo... Eram como meus pais... aos meus 15 anos faleceu o meu avôzinho, mas não me fui tanto a baixo porque sempre tinha a minha avó para nos dar força... Eles eram pessoas 5*, sempre a rir e simplesmente excelentes mesmo... A minha avó ficou então a "tomar conta" de nós... Já mais ou menos desde o Natal passado que a minha avó não se andava a sentir nada bem, mas os médicos nunca descobriam o que ela tinha... então este ano lá os médicos lhe pediram um biopsia ao fígado... e nos finais de Março "descobrimos" o diagnóstico... cancro maligno no fígado e não operável... Nem quimio ela podia fazer porque não iria aguentar... (ela não sabia do diagnóstico todo, só sabia que era cancro)... E foi então no primeiro dia de Verão que, enquanto estava à espera do professor para apresentar 2 trabalhos que recebo um telefonema... eu bem achei muito estranho a minha irmã estar-me a telefonar aquelas horas... ela morrera com paragem cardíaca... eu sei que é ser egoísta mas queria-a muito mais tempo connosco, mas sei que ela iria sofrer muito passado uns tempos por causa da doença... foi a partir de ai que me fui mais a baixo do que já andava... Morro de saudades dela... Ela faz tanta falta que nem imaginam... até a cadela dela já esteve mesmo para "ir ter com ela" se não fosse a minha tia a tê-la dentro de casa dela...

Acho que aprendi mais a dar valor às pessoas que me rodeiam e tento não me chatear tanto porque hoje estamos todos cá... e amanhã será que estamos??!! Há que recordar o passado com muito carinho e viver o presente ao máximo sem muita tristeza...

Carpe Diem...

Ps: desculpem este desabafo... mas também é uma maneira de dar a conhecer as duas pessoas que mais permanecem na minha memória neste momento...

Não tenho no pc foto do meu avô mas deixo uma foto que adoro deste Maio (aniversário da minha avó) dela e da minha tia (à esquerda) e da minha mãe (direita)...

6 comentários:

Maria Salomé disse...

Cristiana querida,
Fiquei muito emocionada com o seu desabafo. Nada de pedir desculpas, pois o blog é pra isso mesmo, para compartilharmos não apenas trabalhos manuais, mas também alegrias e tristezas, e recebermos o carinho de pessoas queridas.
É natural que você não tenha ido bem na faculdade, essas perdas mexem com o emocional da gente e nos deixa desanimadas.
Até que o tempo se encarregue de distanciar os fatos, esquecer jamais você vai, mas suavisa o sofrimento e a saudade.
Você é jovem e tem a vida longa pela frente, esses episódios que acontecem conosco,são tristes e desanimadores, mas tiramos lições preciosas deles,ficamos mais fortes e adquirimos experiências para passar para outras pessoas.
Tenha um maravilhoso dia.
Beijos carinhosos
Salomé

Anónimo disse...

Faz tanta falta ela :'(
Era como uma mae:(
Mas n podemos ir abaixo .. ela n iria gstr d nos ver tristes..
Fazem bastante falta os 2 ... Entao quando abro a janela e n os vejo custa tanto mas tanto, sem ouvir o assubio do avo, de quando entravamos no portao e ele tava na oficina e olhava po espelho para ver quem era, dos mimos deles, da alegria deles, de tudo mesmo:'(

Bahhhh vida de MERDA!

Regina Celia disse...

Olá amiga.
Vim lhe fazer um convite que acabei de postar no blog,e leio uma notícia tão triste.Meus sentimentos à você,sua mãe e sua tia.Que Deus as abençoe e as conforte.Bjs.

Cristina disse...

Olá amiga...o que dizer nestas alturas...que podes contar comigo, com a minha amizade e com o meu carinho.
Quanto a faculdade, se este ano não correu bem, o próximo vai correr melhor, o tempo e os estudos vão ajudar-te a passar por este momento mais complicado. A melhor prenda que poderás dar aos teus avós é terminar os teus estudos, isso seria uma coisa que os iria deixar muito felizes. Por isso força, não te deixes ir abaixo.
Eu estarei sempre aqui se precisares de desabafar.

Espero que tenhas um bom dia, deixo um beijo cheio de carinho e amizade.

Cris

Isabel Salvador disse...

ó minha kerida cristiana,a vida é mesmo assim .e nós por vezes sentimos k é injusto...mas lembra-te de uma coisa k ela keria k fosses muito feliz.á noite olha para o céu e a estrela mais brilhante kerida é ela a sorrir para ti...ou se quiseres faz como eu qd morre alguém k eu gostava muito .planto uma roseira e falo com ela quando estou mais embaixo...bjokas linda

Corteygrif disse...

Ola amiga
fico muito sensibilizada com esta tua história,é o ciclo da vida!
e uma bela homenagem aos teus avòs,onde quer que estejam,vao gostar deste teu gesto!!faz nos bem compartilhar outras coisas que ñao sejam só trabalho,a amizade é isto mesmo,compartilhar alegrias e tristezas!as grandes perdas fazem nos crescer muito e valorizar mais a vida,e o tempo é o melhor remedio pra curar estas feridas!
Espero que nos proximos exames,ja estejas mais forte,e acredita que vai te correr melhor!
espero estar de volta na sexta feira,farei uma visita com mais atençao as teus novos trabalhos!
um bj com carinho,e ñao desanimes!!
FORÇA!!